Mom's Life - temos festa à mesa


(a bela da bolacha maria... eu tentei resistir-lhe, mas não consegui)

 A introdução dos alimentos ao Alexandre não foi a mais linear... para vos dar um exemplo, a primeira vez que efectivamente comeu uma colher de sopa foi ao terceiro dia (e muito demorou a comer a sopa toda)Hoje em dia come de tudo um pouco, embora agora esteja claramente na fase "arroz e massa" (eu nunca saí desta...), recusa tudo o que é verde e proteína para ele é sinónimo de salsicha. São fases, alertou-me a pediatra, e na consulta dos dois anos alertou-me para esta. Eu, como sempre, na esperança que o rapaz me surpreende-se mas não, ele gosta de seguir as previsões da pediatra.

 Mas agora, para além desta mudança clara no paladar, é o comportamento. As mãos dominam a refeição, bem como a personalidade de palhaço. Ele é risadas, ele põe a colher na boca e abana a cabeça... a última hoje foi a de encher uma colher de arroz e atirar ao ar! Confesso, só me deu vontade de lhe dar uma valente palmada... mas contive-me. De facto palmadas não chamam à razão muitas vezes... Falei com ele, não em tom calmo como gostaria mas a tentar ser simples e assertiva. Tirei-o da cadeira e perguntei-lhe se tinha fome, ao que me respondeu que não. E ficámos por aí. Verdade que não me veio pedir fruta ou queques depois, mas penso que foi por perceber que eu estava chateada.

 Um amigo nosso diz que um casal amigo dele (eu sei, é o diz que disse) nunca impôs regras à mesa, e que hoje em dia, do alto dos seus 5 anos, é super educado à mesa. A verdade é que não me soube responder como era o comportamento nos anos anteriores. Mas não me parece ser a melhor opção.

 Recorro a vocês, "mães do mundo". Aconselhem-me com as vossas experiências, que eu confesso estar a ficar sem paciência...

Kiss Kiss,
Catarina R.

No comments:

Post a Comment