Hello pessoal,
E foi-se mais um Natal. Acho que são as primeiras palavras que digo quando chega o 26 de Dezembro (btw é um dia horrível para irem às urgências do sns). Mas este foi o primeiro Natal celebrado em minha casa. Já lá vivo com o Paulo há uma catrefada de anos, mas o Natal foi sempre em casa dos meus pais ou, desde que o Alexandre nasceu, em casa dos pais do Paulo. Sempre com toda a família mais próxima, os nossos pais e irmãos. Planeia-se um Natal com mais família no futuro, quando eu for abençoada com um horário dito normal, e que possa ir ao Norte.
Apesar de ser em minha casa, não fui a responsável pelos cozinhados. Tinha saído de vela (para quem não sabe, significa que estive a trabalhar de noite e saí de manhã) e apesar de só ter dormido até às 13 horas, tinha toda uma lida de casa para fazer que não tinha tido tempo ou coragem nos dias anteriores. Por isso foi acordar, comer qualquer coisa e arrancar para as limpezas e arrumações. Claro está, recrutei a minha mãe e a minha sogra para tratarem da paparoca. Não faltaram os doces tradicionais e o bacalhau com batatas e couves. Mas também tivemos Bacalhau-à-Brás, Leitão assado, Perna de Perú recheada e Peito de Perú assado no forno. E ainda um Bolo Rei de Chocolate, o qual devorada sempre com os olhos quando ia à Padaria Portuguesa e foi uma tremenda desilusão. Sabia à massa do bolo rei mas com chocolate, uma fatia deu para 5 pessoas provarem e sobrou.
Mas o melhor da noite foi o convívio. Eu a embirrar com o pai por causa da televisão - a minha televisão não tem os 4 canais, tem Netflix, Amazon e um disco cheio de filmes e séries -, as mães a disputarem quem ajudava nos preparativos finais na cozinha, o Alexandre a puxar cada um dos avós ou tios pela mão para irem brincar para o chão, a corrente humana de presentes que fizemos para transportar a tonelada de prendas que estavam a barricar a entrada da casa para a sala, o Alexandre a distribuir a sua prenda por todos com um gorro na cabeça... e o momento de abrir as prendas, claro. Para o Alexandre este ano foi fenomenal. Ele estava em êxtase. E nós também.
Não podia desejar nada melhor do que o Natal deste ano... apenas que continue a repetir-se por muitos anos! Agora deixo-vos algumas fotos da noite... já que a manhã de dia 25, pela qual eu ansiava muito, foi passada a dormir na cama!
A Joana feliz e contente porque finalmente tem uma bola de natal à sua medida!
Pensei em muitas coisas mas acabei por não fazer nada para decorar a mesa... os detalhes foram improvisados na última hora
Os sonhos, a aletria e o malfadado bolo rei de chocolate
Os Rodrigues e os Oliveira
As manas
E vosso Natal como foi? Em família? A trabalhar? A viajar? Partilhem connosco :)
Kiss Kiss,
Catarina R.