[Back2School] Dicas de organização e estudo

Olá meninas!

Continuando com a rubrica de regresso às aulas trago mais umas dicas, desta vez de organização e estudo. Tenham sempre em conta que são dicas pessoais, baseadas nas minhas experiências. Sem mais demoras, aqui vão os meus conselhos:


Definir um plano de estudo, vai ajudar-vos a começarem logo concentradas. Às vezes, quando não sei que matéria estudar torna-se mais fácil de me desconcentrar ou até de desistir de estudar naquela altura. A organização é a chave de um bom estudo, lembrem-se disso!

Não deixem para amanhã o que podem fazer hoje, é o lema que tento seguir a todo o custo! Eu sei que muitos dias não nos apetece estudar ou fazer aquela apresentação chata, mas quanto mais cedo começarem melhor, pois a pressão é muito menor e torna-se tudo mais fácil e eficaz. Aprendi isto porque, quando deixei o estudo para os últimos dias, apanhei alguns dias em que não me entrava nada na cabeça, e se tivesse estudado antes não ia ser assim tão importante saltar aqueles dias, portanto, tentem estudar sempre com antecedência, pois a quantidade de matéria (a estudar diariamente) é menor e é mais fácil de compreender.

Iluminar para destacar o mais importante vai ajudar-vos a memorizar os pontos chave, e a conseguirem relacionar e desenvolver melhor os termos a estudar, desta forma torna-se muito mais fácil de rever e memorizar.



O descanso também é necessário, e foi algo que demorei a compreender. Como antigamente deixava o estudo para os últimos dias, quase que nem tinha tempo de respirar, pois tinha muita matéria e muitos poucos dias para a interiorizar, só que muitas horas de estudo também pode ser mau. Acabamos por perder a concentração e a vontade ao ponto em que estar a estudar ou não, não faz diferença nenhuma... Portanto, programem bem o vosso estudo, de forma a que possam ter várias pausas para relaxar e estarem renovadas quando voltarem aos estudos.


Calendário de secretária foi um dos meus melhores amigos nas épocas de estudo, basicamente todos os meses imprimia um calendário do mês e mantinha na minha secretária com todas as minhas tarefas do mês incluindo estudo, testes, consultas do médico, saídas, etc... Desta forma consegui manter a minha vida muito mais organizada e consegui fazer tudo o que pretendia sem entrar em stress. (Dica: organizem por cores, para ser mais fácil de identificar se é algo relacionado com a escola, médico, actividade extra-curricular, etc.)
Exemplo:

Aproveitem a internet, pois hoje em dia encontram tudo o que quiserem, basta um pouco de pesquisa. Já existem sites com resumos e até algumas apresentações, mas não se foquem apenas numa, pois algumas contém erros e estes são mais fáceis de identificar ao lerem várias publicações acerca da mesma matéria.


Optei por não abordar os métodos de estudo, pois é algo muito pessoal e cada pessoa tem o seu, mas se quiserem podem sempre perguntar :)

Por hoje é tudo! Têm alguma dica a acrescentar? Concordam com as minhas?

Beijinhos,

No comments:

Post a Comment