Mom's Life - ele não vai para a escolinha


 Gosto mais de dizer escolinha do que infantário ou creche... começo logo a pensar em infectário! Ok, pode ser parvoíce mas é assim que a maioria dos pais os denominam (e que não foge à verdade). Prefiro escolinha ou escola, porque associo a coisas boas, a aprender, a brincar, a sorrir, a respeitar... por isso para mim é escolinha. Mas o Alexandre não vai para lá. Por várias razões.

 1. Disponibilidade familiar. Eu trabalho por turnos e o pai trabalha por conta própria, de acordo com a sua disponibilidade, ou neste caso, a minha. E temos o apoio dos meus sogros e da minha mãe a partir das 17h/18h. Temos uma logística familiar que permite ter o Alexandre em casa connosco.

 2. O parecer da Pediatra. Falámos com ela, que nos apoia na decisão e é de opinião que até aos três anos não há problema, mas aconselha um contacto regular com outras crianças, o que tentamos fazer.

 3. O infectário. O Alexandre tem 2 anos e 1 mês e felizmente nunca fez um antibiótico. Já esteve doente mas tudo do foro viral, com tratamento sintomatológico. Gostaria de mantê-lo assim durante mais algum tempo e ficar em casa connosco contribuí em muito.

 4. A poupança económica. Antes de saber que estava grávida trabalhava em duplo... não porque queria aprender mais na minha área mas porque precisava do dinheiro. Optei por deixar o duplo quando soube da gravidez e felizmente, graças ao trabalho do Paulo, não foi necessário voltar. Mas para já, tendo em conta que ele trabalha por conta própria, o futuro é um pouco incerto por isso não pô-lo na escolinha também foi uma decisão económica.

 Há dias que ambos pensamos que gostaríamos de ter essa rotina, de o deixar num sítio para brincar e estar com outras crianças. Quando penso assim vamos ao parque! (lol) Pode até dar-nos mais independência em alguns aspectos, mas sinceramente é algo que neste momento não necessitamos. Mas louvo a logística familiar e económica que alguns pais têm que fazer, para ter o(s) miúdo(s) no infantário. 

E vocês, como gerem esta rotina? Já estão pela escolinha?

Kiss Kiss,
Catarina R. 

12 comments:

  1. A Maria Inês fez dois anos em agosto, mas entretanto optamos pela escola (também gosto mais desse nome). Esteve até aos dois anos em casa. Mas para nós era complicado mantė-la em casa e muito embora contactasse com outros meninos precisava das rotinas da escola. Por questões de saúde era melhor estar em casa, nasceu prematura e com muito baixo peço. Mas até agora está a correr tudo bem e também nunca precisou de antibióticos (salvo quando nasceu). Para mim o ideal era manhã na escola e de tarde após a sesta vir para casa, mas isso é muito difícil. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem todos os sítios se adaptam às nossas rotinas, necessidades e carteira...

      Delete
  2. olha fico muito contente de ler este post, porque passa se o mesmo comigo e olham pra mim tipo alien lol o meu namorado tb trabalha por conta propria e eu part time, por isso temos disponibilidade e nem queremos, ela ate agora so teve uma constipaçaozita e tao cedo nao queremos nada mais :p
    fazes muito bem!ja agora, o teu filhote levou a vaccina bexsero?

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não estamos sozinhas! Sim levou. Fez febre nas últimas duas tomas (optei pelo esquema das 3 tomas). De resto tranquilo!

      Delete
  3. Eu se tivesse um filho e condições para tal, acho só o inscrevia num infantário se fosse num daqueles colégios que ensinam uma língua! :)
    Beijinhos

    www.andybefashion.com | Facebook | Instagram | Snapchat

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também gosto dessa ideia mas vamos ver se a carteira ajuda na altura!

      Delete
  4. tambem nunca fui
    so fui para a primaria e nao me arrependo e nao me tornei menos social por isso so contrario do que a maioria pensa.

    sinto que criei em tenra idade melhor relacao com toda a familia... e fui para a escola mais bem preparada que a maioria dos miudos que estudaram comigo

    bjnho

    mimiinthemirror.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que somos todos diferentes... se calhar há miúdos que beneficiam em muito daquela rotina mas quando possível, ficar em casa também me parece bem :)

      Delete
  5. Concordo plenamente, por aqui também fazemos assim, dou graças por termos disponibilidade para isso acontecer :)
    Fui para a escola aos 6 anos e estou aqui, há tempo para tudo :)
    Excelente post:)
    Biinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ReplyDelete
  6. A Maria Carolina vai fazer 3 anos e está na escola desde um ano e meio mais ou menos, decidimos colocá-la na escola porque trabalho das 09:00h às 18:00h e o pai é bombeiro passa muito tempo no trabalho, a minha mãe ainda trabalha e os pais dele não têm idade para tomar conta dela a tempo inteiro por motivos de saúde, até ir para a escola sempre foi uma criança muito saudável nunca tinha visitado a urgência de um hospital por ela, desde que entrou sentimos exactamente que aquilo e mesmo um infectario começou a ficar com pequenas coisas praticamente todos os meses tentamos sempre fugir ao antibiótico mas ao contrário do teu menino já tomou uma vez porque não havia hipótese... no entanto notei um grande desenvolvimento e evolução nela em vários outros aspectos.. como tudo tem pontos positivos e negativos mas para a saúde são sem dúvida mais os negativos que os positivos. Podes tentar candidatar o teu príncipe a uma IPSS sempre são escolas mais acessíveis economicamente. Boa sorte nessa decisão

    ReplyDelete
  7. O Afonso só entrou com 3, porque ficou na minha sogra, e também nunca teve doente. Agora está sempre com pingo no nariz picos de febre que vem não sei de onde, mas lá passa com benurom e brufene! A Alice vai entrar mais cedo, fica comigo até aos 19 meses, se tudo correr bem, e entra em Setembro com os outros meninos, mas lá está se tudo correr bem até lá. Não é só o valor do infantário que tenho em mente, é sempre a despesa das vacinas por exemplo, o Afonso só tomou a bexsero antes de entrar na escolinha, cada dose a 95€. A Alice vai levar 3 doses, por entrar mais cedo. Ter filhos é uma despesa enorme mas tudo se consegue. 😁

    ReplyDelete