Dermatite Atópica: O que sinto? O que utilizo?

Olá pessoal,

 Hoje trago um tema em que raramente toco por estas bandas e que ainda hoje surpreende muitas pessoas que me conhecem. Recentemente sugeriram que partilhá-se um pouco mais sobre o assunto, mais em concreto sobre o que sinto e o que utilizo para prevenir/combater os meus problemas de pele.

 A minha dermatologista diagnosticou-me dermatite atópica, mas tenho três problemas de pele bem diferentes, todos eles com o seu pico no verão.

alergias pele

 O primeiro acontece na região das mãos e chama-se Disidrose, e consiste no aparecimento de bolhas nas mãos/dedos, estas bolhas têm um liquido que quase parece água, dão imensa comichão e, depois de rebentadas, causam feridas e ardem bastante.
 Este problema, infelizmente, não consegui resolver com a minha dermatologista, mas acabei por encontrar uma solução sozinha. Esta solução foi o Bepanthene Sensiderm, que não só me aliviou a comichão, como reparou as minhas feridas e diminuiu a quantidade de bolhinhas. Não tava nada à espera que resulta-se, mas no verão passado, tive um fim-de-semana em que todos os meus dedos estavam repletos de feridas e estava desesperada com a comichão e ardor que sentia... Comecei a pesquisar na internet e dei de caras com este creme. Fui imediatamente comprar e apliquei diversas vezes ao dia, e num espaço de dois dias estava visivelmente melhor. Passei a utilizá-lo como creme de mãos nos dias de calor e foi o meu salva vidas desde então.

 O segundo, nomeia-se mesmo dermatite atópica, e surge em eczemas nas dobras dos braços e por trás dos joelhos. Novamente, é algo que me causa imenso desconforto e comichão, e resulta sempre em feridas. Experimentei mil e um cremes, foram-me receitados cremes com cortisona e cremes próprios para o eczema, mas nada era eficaz a longo prazo. Até que, decidi experimentar o Sensiderm e para minha surpresa fez efeito. Felizmente a embalagem é bem grande e agora anda sempre comigo durante o verão para não só prevenir como aliviar estas reacções.

sensiderm

 Por fim, mas não menos importante, manchas brancas causadas pelo sol. A minha médica voltou a categorizar este sintoma como dermatite atópica e apenas me recomendou hidratar diariamente a pele e utilizar protecção solar sempre.
 Nos primeiros anos, tinha a cara toda às manchas e foi uma grande insegurança, pois para além de parecer um "dálmata invertido", levava muitos meses a desaparecer. Só quando comecei a hidratar regularmente é que a minha tez ficou mais regular, mas mesmo assim no verão começavam a aparecer. Depois de mil e um protectores testados, descobri numa feira a marca ISDIN e a existência de um produto chamado Spot Prevent, focado neste problema em especifico. Desde então que utilizo religiosamente (embora falhe no Inverno, mas quando chega o calor não falho um dia) e já não tenho manchas evidentes.

isdin

 Apesar de os achas um pouco caros, são os que resultam comigo, e o nível de conforto que me providenciam no verão compensam o investimento. O bephantene comprei numa Well's e gastei cerca de 17€ e o protector da Isdin costuma rondar o 30€, mas eu esperei uma promoção e paguei 20€ numa loja online. 

 Quem aqui tem alguma doença atópica? Qual foi a solução para vocês?

Beijinhos,
Joana

4 comments:

  1. Não sei se me sabes responder, mas talvez me possas ajudar. As bolhinhas da Disidrose que tens são na parte de cima das mãos ou nas palmas? Eu tenho em cima e foi diagnosticado como eczema atópico mas não sei bem se será.
    Já experimentei o Bepanthene eczema mas sou capaz de comprar este para experimentar! Beijooo

    ReplyDelete
  2. É muito importante esta partilha! :) _Telma.

    ReplyDelete
  3. Deve ser horrível ter isso,mas ainda bem que voce encontrou um tratamento. Melhoras pra você.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ReplyDelete
  4. Eu também tenho dermatite e fiquei SUPER curiosa para experimentar esse creme da Sensiderm! Normalmente o que resulta comigo são mesmo medicamentos.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ReplyDelete