[Tudo Sobre] Manutenção de pincéis de maquilhagem

Olá meninas,

 Acho que falo por todas quando afirmo que a coisa que mais odeio na maquilhagem é lavar os pincéis. No entanto, é um passo muito importante, não só para evitar a acumulação de bactérias como para prolongar a sua duração... Se formos a ver, é um utensílio que muda totalmente o acabamento de uma maquilhagem, e os de melhor qualidade costumam ser caros, pelo que se torna um investimento que merece o nosso carinho de forma a prolongar a sua durabilidade. Hoje, pretendo partilhar a minha experiência com pincéis, e a maneira como os lavo e seco de forma a deixá-los limpos, suaves e em boa forma.



  • Começando pelo incentivo para realizar esta tarefa... Porque devemos lavar os pincéis regularmente? Um pincel sujo é um pincel com bactérias, bactérias essas que podem causar infecções, entupimentos dos poros, borbulhas, etc...  Para não falar que não vão durar tanto tempo, e que vai ser cada vez mais difícil de manter a cor do pigmento utilizado fiel à que está na embalagem.


  • A nível de produtos a utilizar, posso falar mais aprofundadamente noutra publicação, mas têm imensas escolhas no mercado e podem até fazer os vossos châmpos com produtos que têm em casa. De momento tenho utilizado o châmpo Johnson's para bebé, porque é suave, de ph neutro e faz muito bem o seu trabalho.


  • Tentem limpar os vossos pincéis uma vez por mês, mas tenham sempre em conta que eles podem demorar um a dois dias a secar, pelo que devem ter alguns de reserva ou lavá-los numa altura em que não vos faça falta.

 Depois de lavá-los individualmente é que entra a dica para prolongar a sua duração e manter a sua forma! Ora bem, já devem conhecer os famosos brush guards, que são umas redes para colocar nos pincéis e ajudar a manter a sua forma, mas como nunca me apeteceu comprar para a quantidade de pincéis que tenho, faço o seguinte...


  • Começo por secar cuidadosamente com uma toalha as cerdas e o cabo de cada pincel. De seguida, enrolo o topo do cabo com um pedaço de fita-cola (com a parte que cola virada para fora) bem apertado e puxo para cima, de forma a que aperte as cerdas. Pouso na toalha e repito o processo em todos os pincéis, isto, vai ajudá-los a manter a sua forma e a secarem um pouco mais depressa. Para que as cerdas não comecem a descolar do cabo e para que as mesmas sequem mais depressa, enrolo os pincéis na toalha e coloco-os cuidadosamente virados de cerdas para baixo, apoiados em algum sítio.

 Estas pequenas dicas, que talvez nem sejam novidade para vocês, ajudaram-me a manter os meus pincéis limpos, suaves e em forma durante anos, sendo que alguns pincéis já tenho acerca de 3/4 anos e ainda fazem o seu trabalho!

 Espero que esta publicação não tenha sido chata e que tenha sido útil para pelo menos alguma de vocês. E se quiserem que aprofunde mais algum tema a nível de pincéis, basta pedir.

Beijinhos,
Joana R.

6 comments:

  1. Adorei as dicas linda
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Boas dicas!Eu limpo os meus uma vez por semana...não consigo aguenta-los mais tempo com maquilhagem :) Normalmente uso sabonete de côco, sabonete das sedas ou (eu sei, a loucura) detergente antibacteriano e nunca tive qualquer problema com eles (pelo menos nos ultimos 3 anos...).beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Parecendo que não detergente antibacteriano é bom, temos é de ter atenção aos ingredientes para não irritar a nossa pele.

      Beijinhos :D

      Delete
  3. Óptimas dicas! Eu limpo os meus todas as semanas!

    Já segues o meu blog? Visita-o e segue-o! =)
    Beijinhos
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. A dica de o colocar numa toalha parece-me óptima :) Eu deixo os meus a secar deitados ao ar livre, mas assim parece-me melhor.

    Beijinhos***

    ReplyDelete
    Replies
    1. A toalha é mais para a agua escorrer para lá e para a fita cola se manter no sitio :D
      Eles secarem de cabeça virada para baixo faz uma diferença enorme!

      Beijinhos

      Delete