#1 semana de repouso total

repouso total

 A semana passada fiz a eco das 32 semanas, de vigilância para monitorizar o crescimento deste rapaz, ou será melhor dizer, rapagão. Está no percentil 90, e como a obstetra me diz, todo ele é grande (ao menos é proporcional pensei eu). Até aqui tudo bem, apesar do tamanho grande, estruturalmente tudo normal com ele e com o meio onde está (claro que não é o ideal este percentil mas uma consequência provável das minhas glicémias menos controladas entre as 28 e as 32 semanas) tirando claro, o colo do útero. Apesar de uma das razões que motivou a minha ida cedo para casa ser um colo curto, parece que é preciso sempre relembrar a questão quando vou fazer as ecos... a médica nem ia fazer a medição, estava a comentar que tendo em conta a posição cefálica dele já era difícil de avaliar assim, até que eu comentei que há menos de 2 semanas era de 22 mm (avaliado na urgência na sequência de uma reacção alérgica que não consegui identificar origem mas que me provocou contracções). Abriu bem o sobrolho e disse que seria melhor avaliar. E pois foi. Em 13 dias passou de 22 mm para 12 mm... ora aquilo que separa o Vicente do resto do mundo era nada mais nada menos que cerca de 1 cm, o que aumentava substancialmente o risco de parto prematuro. Surge então a indicação para repouso total e fazer a maturação pulmonar para prevenir complicações caso ele nasça antes do previsto - consiste na administração de duas doses espaçadas entre 24 horas de um corticóide, neste caso a betametasona. Fui encaminhada para a urgência para iniciar a maturação e depois para casa.

 A rotina cá em casa mudou drasticamente...

 O Alexandre dorme sempre comigo, para evitar que me levante durante a noite e principalmente porque o pai não está em casa grande parte dela. De manhã visto-o ainda no quarto, descemos juntos para a sala onde tomamos o pequeno-almoço, e ele depois segue para a escolinha com o pai. Eu, fico deitada no sofá o resto do dia, levantando-me somente para ir ao WC ou para ir buscar comida... Já não cozinho nada, não faço lida doméstica a não ser dobrar a roupa quando estou no sofá. O Alexandre regressa depois de jantar e tomar banho nos avós, altura em que brinca um pouco na sala e depois vamos para a cama dormir (ele vai, eu lá ficou várias horas acordada). Brincar com o Alexandre é difícil porque ele quer dançar, brincar às escondidas, correr e eu mal tolero ficar sentada no chão ao pé dele... tenho-o convencido a montar puzzles no sofá ou a ler histórias na cama. Não é a mesma coisa, mas pelo menos sempre é algo que lhe dou.

 Já estou mais do que saturada desta rotina claro, mas sei que é necessária se queremos garantir que este pequeno aguente mais umas semanas. Mas ainda há tanto por fazer. Tratar de roupa, preparar as malas para a maternidade, preparar o berço e a cadeirinha auto... Já para não falar que queríamos fazer a mudança para a casa nova mas comigo a um canto e com o pai a assumir os cuidados do Alexandre muito mais tempo, não lhe deixa grande manobra para fazer as remodelações em falta para nos mudarmos. Parece que os planos nos saíram todos furados.

 E curiosamente, não sei se é por estar mais tempo de repouso, que agora tolero menos andar e subir/descer as escadas. Parece que fico com o dobro do peso quando me levanto e a barriga endurece automaticamente. Também as contracções surgem em algumas dessas alturas mas felizmente auto-limitadas e de fraca intensidade, pelo que as interpreto apenas como uma preparação para o grande momento. Esse que tanto queremos adiar.

 Não sei quando chegas filho, mas a mamã anseia que permaneças mais um pouco no forno para chegares sem problemas... só mais umas semanitas.

Kiss Kiss,
Catarina R.

1 comment:

  1. Como compreendo cada palavra. Desde as 29 semanas que estou confinada à cama e ao sofá.. na próxima semana completa 32 semanas e tem sido um suplício :( força para esta caminhada!

    ReplyDelete