Mom's Life - amanhã é dia de trabalho



 Amanhã regresso ao trabalho depois das férias. Nunca nos apetece, é verdade... apenas no meu primeiro emprego como enfermeira, sentia sempre vontade de voltar depois do período de férias grande. Mas nos últimos 5 anos, as férias sabem-me sempre a pouco. Este ano em particular porque não conseguimos "fazer férias", não fugimos à rotina para um sítio calmo como tinha planeado, nem passámos mais tempo juntos... quando um de nós trabalha por conta própria, a coisa muda de figura. Ainda assim, passei mais tempo com o Alexandre.

 Foi maravilhoso e cansativo. Só tenho um pequeno, mas pouco ou nada consegui avançar em casa. E infelizmente ficou doente, com febres altas, o que o deixou ainda mais dependente de mim (já passou e não foi nada de grave). Tinha planeado fazer uma série de pinturas em casa e arrumações, que ficaram logo postas de lado. Paciência, mais tempo virá, e ao menos tive uma dose generosa de amor do meu pequeno 24/24.

 Amanhã regresso ao trabalho. Não é só o regresso a uma rotina inconstante e cansativa que me preocupa. O que me preocupa é que vou passar a fazer turnos de 12h (que implicam 13h fora de casa, quando não é mais) e noites. Vou sair de casa mais tardar 7h30m para chegar 20h45m ou 21h, cansada e provavelmente com pouca tolerância. E vou passar as fazer noites, em que preciso de descansar de véspera e no dia seguinte, em horário útil... Basicamente vou voltar à realidade de uma enfermeira. Trabalho por turnos, fins de semana, feriados e épocas festivas.

 Enquanto não tinha filhos, trabalhava até mais horas, fazia "horários malucos" em que trabalhava 70 ou 80 horas por semana. Perdia épocas festivas, encontros de amigos, almoçaradas e jantaradas... agora não me passa pela cabeça perder o tempo com os meus, principalmente com o meu filho. Tenho que trabalhar, com certeza, até porque é algo de que gosto. Mas temo que este ritmo irá dar cabo de mim...

 Legalmente há artigos que nos suportam, embora ainda não tenha estudado bem essa questão. A ver vamos como corre esta introdução à realidade de uma enfermeira... e logo verei o que fazer, o que for melhor para o Alexandre.

 Por aí alguém que passe pelo mesmo?

Kiss kiss,
Catarina R.

3 comments:

  1. Já te disse querida, vê os teus direitos.
    Vais abdicar muito da maternidade por um trabalho. Ele é tão bebé ainda :(

    ReplyDelete
  2. Aqui linda... igual.
    Já voltei a esse ritmo há uns tempos e sinto que me está a corromper por dentro, porque passo tão pouco tempo com ela. Porque regresso a casa derreada!
    Força e pensa sempre em ti e nele.

    ReplyDelete
  3. Sinceramente... e como disseram no comentário anterior... veja tudo aquilo em que está protegida pela lei. Nenhum trabalho justifica abdicar do tempo que é precioso com os nossos filhos. Até porque, um dia mais tarde, ninguém lhe reconhecerá o esforço, antes pelo contrário...

    ReplyDelete