Mom's Life - eu tive incontinência no pós-parto

Acho que é um tema pouco falado na maternidade. Provavelmente por vergonha. Mas é tão importante para a nossa saúde e bem-estar que decidi partilhar a minha experiência convosco.




O parto

Para quem já viu este video, sabe que o meu parto correu até muito bem. Foi rápido, com dor controlada e com o pai presente. Houve alguns detalhes menos bons como o facto de ele ter nascido com uma circular (tinha o cordão umbilical à volta do pescoço, apenas uma volta) e no momento da expulsão pediram-me para não fazer mais força. Com uma nauseá avassaladora no momento e o descontrolo respiratório (vá, e estava cansada também), não consegui, mantive a força para o expulsar e como a enfermeira estava a mantê-lo no lugar para remover o cordão, acabei por fazer um pequeno rasgão (laceração do períneo). Nada de mais, levei 3 pontos (foram a secos, sem anestesia mas um desconforto minor no meio daquilo tudo e com o meu consentimento). 

A incontinência apareceu

O pós parto corria bem mas na primeira semana comecei a aperceber-me que tinha incontinência associada ao esforço. Pensei ser normal, dado o desequilíbrio hormonal ainda presente. Infelizmente tive uma infecção urinária, e mais uma vez associei o sintoma à doença. O problema foi-se mantendo e agravando, estando por exemplo a lavar louça e a sentir umas perdas. Ou ter acabado de ir fazer o xixi, e ao regressar à cama, mais umas perdas. Pensei para comigo - bem, ainda não tenho 30 anos (só os fiz meses mais tardes), não vou ficar com este problema e vou falar com a obstetra. Na consulta de revisão de puerpério falei, sem vergonhas ou medos (se calhar é-me um pouco mais fácil por ser também profissional de saúde). Dada a minha laceração perineal (onde há efetivamente traumatismo extra ao músculo do pavimento pélvico), esta poderia ser uma das razões para a incontinência.

Treino dinâmico do pavimento pélvico

Fiquei com consulta de fisiatria agendada para iniciar "Treino dinâmico do pavimento pélvico" - desconhecia que havia toda uma panóplia de exercícios associados para além dos exercícios de Kegel. Fui à consulta e passadas 2 a 3 semanas iniciei as sessões com a terapeuta. Sessões individuais onde foi avaliado o meu "desleixo" muscular e onde aprendi os exercícios - atenção que para, quem não saiba, a avaliação da nossa força e controlo muscular é feita através do toque com introdução de dedos ou aparelho na vagina, cumprindo todas as medidas de higiene e conforto. Foram diversas sessões (penso que 10 a 12) até que a terapeuta achasse que já denominava o meu músculo. Passei então em aulas em conjunto, que consistiam em aulas de exercícios normais como abdominais, lançar uma bola, correr, em que tinha que contrair os músculos e relaxar no momento indicado pela terapeuta. Estive cerca de 3 meses (falhei algumas sessões porque eram às 8h e o Alexandre nem sempre dava boas noites), mas felizmente melhorei e muito. Não me recordo do último momento de incontinência e faço regularmente os exercícios de Kegel.

Aplicações para smartphone

A dica que a terapeuta me deu no início foi de utilizar uma aplicação para o telemóvel para me ajudar com os exercícios. Existem inúmeras para iPhone e Android, que cronometram o tempo da contração e descontração muscular, e têm inclusivé lembretes para não nos esquecermos de fazer os exercícios. Ajudou-me imenso no início. Hoje em dia já não uso mas tento exercitar regularmente este pequeno grande músculo tão negligenciado por nós mulheres.

Sei que também já há aparelhos no mercado que nos ajudam nesta tarefa, mas desconheço o seu impacto real. Alguém utilizou que queira partilhar a sua história, agradeço bem como o resto das mulheres e mães (sim, a incontinência urinária não ocorre só no pós parto).

Espero que tenham gostado de saber sobre esta parte de mim e que vos ajude a perder a vergonha e a ganhar força para pedir ajuda.

Kiss kiss,
Catarina R.

8 comments:

  1. É um tema muito importante e que devia de ser mais falado sem medos e pudores :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem dúvida... mas ainda vivemos em vergonha tantas coisas. Por isso achei importante falar. Não tenho vergonha nenhuma, e espero que tenha ajudado alguém :)

      Delete
  2. tive sorte e nao tive (Ate agora) incontinencia, em contrapartida tenho imensos problemas com uma fissura/hemorroida - ja tinha - e o parto veio piorar isso.
    quanto ao parto tb correu relativamente bem, n senti nada, mas teve q ter forceps e pralem de corte tb rasguei :/

    passado quanto tempo tiveste essa consulta? ja passou quase 2 meses e ainda nada..

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. A consulta do pós parto com a obstetra foi cerca de 4 ou 6 semanas depois. A consulta de fisiatria foi exactamente 2 meses e 1 dia depois do alexandre nascer (lembro me bem porque a administrativa disse-me que se fosse no dia anterio mão pagava porque ainda estaria isenta).

      Delete
  3. Felizmente, não sofro desse mal, mas gostei muito do teu testemunho! :) É bom haver pessoas que falem dos problemas sem pudores.
    Beijinhos

    www.andybefashion.com | Facebook | Instagram | Snapchat

    ReplyDelete
  4. Boa tarde. Onde fez a fisioterapia / sessões e posteriormente aulas? Obrigada! Raquel

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Raquel. Fiz no Hospital Beatriz Ângelo, fui referenciada na consulta de revisão de puerpério. Beijos

      Delete