Higiene íntima, um cuidado necessário!
Cuidamos do nosso cabelo, da nossa pele, das nossas unhas, mas o "parente pobre" nesta relação com o nosso corpo acaba por ser a higiene íntima. Embora o corpo humano seja fantástico, e detenha diversos mecanismos de defesa como a barreira epitelial, a síntese de muco protector, o pH vulvar e vaginal e a microflora específica da área genital, a realidade é que existem vários factores que podem causar um desequilíbrio neste balanço íntimo.
Os cuidados na higiene íntima
Uma higiene íntima cuidada e adequada dá-nos conforto no nosso dia-a-dia e previne muitas infecções do trato urinário ou vaginal. Mas é preciso ter em conta uma série de factores. Nada melhor do que seguir as recomendações da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (Revisão dos Consensos
em Infecções
Vulvovaginais, 2012)
Frequência diária
idealmente uma vez, podendo ir até três tendo em conta o clima, actividade física e doenças associadas.
Tipo de produto
destinado a higiene íntima, hipoalergénicos com adstringência suave e pH ácido (entre 4,2 a 5,6). São aconselhados os que apresentam formulação líquida.
Protecção
não é recomendado o uso de penso higiénico diário. Em caso de excesso de transpiração deverão utilizar pensos permeáveis.
Lactacyd, aquele produto que já a nossa mãe usava
A maioria de vocês não sabe, mas o Lactacyd é um produto de higiene íntima com muitos anos no mercado. A nossa mãe usou no período de gravidez, a nossa avó passou a utilizar quando desenvolveu infecções urinárias com maior frequência. A marca cresceu substancialmente e neste momento oferece uma escolha variada, de acordou com a fase da vida em que a mulher se encontra.
Eu utilizei durante a gravidez e no pós-parto o Lactacyd Antiséptico. Especialmente desenvolvido para o uso durante estes períodos e para quem tem risco aumentado de infecções, contém um antibacteriano natural que nos protege contra a proliferação de bactérias e previne o aparecimento de maus odores. Possui extractos de tomilho o que lhe confere uma acção refrescante agradável. Não tive nenhuma infecção durante a gravidez (algo muito comum) mas tive no puerpério recente (associado ao ato de algaliação e esvaziamento vesical realizados durante o parto e logo após o parto). Felizmente não voltei a ter. Acredito que os bons hábitos aliados ao Lactacyd são os grandes responsáveis.
A Joana utiliza o Lactacyd Íntimo, o indicado para mulheres ativas e durante a menstruação, que contribui para manutenção de pH adequado, prevenção de infecções e irritações, controlo de odores. Também ela nota diferença especialmente no conforto.
É uma marca em que confiamos e recomendamos! Esperamos que estes conselhos vos ajudem a estarem mais despertas para os cuidados com a higiene íntima, em que vos leve a adquirir um produto adequado aos mesmos.
Kiss kiss,
Catarina R.
Confesso que essa gama e marca nunca usei
ReplyDeletemas gostei de saber a tua opinião
Beijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Costumo usar o Lactacyd.
ReplyDeleteIsabel Sá
Brilhos da Moda