Olá pessoal,
Hoje trago um tema em que raramente toco por estas bandas e que ainda hoje surpreende muitas pessoas que me conhecem. Recentemente sugeriram que partilhá-se um pouco mais sobre o assunto, mais em concreto sobre o que sinto e o que utilizo para prevenir/combater os meus problemas de pele.
A minha dermatologista diagnosticou-me dermatite atópica, mas tenho três problemas de pele bem diferentes, todos eles com o seu pico no verão.
O primeiro acontece na região das mãos e chama-se Disidrose, e consiste no aparecimento de bolhas nas mãos/dedos, estas bolhas têm um liquido que quase parece água, dão imensa comichão e, depois de rebentadas, causam feridas e ardem bastante.
Este problema, infelizmente, não consegui resolver com a minha dermatologista, mas acabei por encontrar uma solução sozinha. Esta solução foi o Bepanthene Sensiderm, que não só me aliviou a comichão, como reparou as minhas feridas e diminuiu a quantidade de bolhinhas. Não tava nada à espera que resulta-se, mas no verão passado, tive um fim-de-semana em que todos os meus dedos estavam repletos de feridas e estava desesperada com a comichão e ardor que sentia... Comecei a pesquisar na internet e dei de caras com este creme. Fui imediatamente comprar e apliquei diversas vezes ao dia, e num espaço de dois dias estava visivelmente melhor. Passei a utilizá-lo como creme de mãos nos dias de calor e foi o meu salva vidas desde então.
O segundo, nomeia-se mesmo dermatite atópica, e surge em eczemas nas dobras dos braços e por trás dos joelhos. Novamente, é algo que me causa imenso desconforto e comichão, e resulta sempre em feridas. Experimentei mil e um cremes, foram-me receitados cremes com cortisona e cremes próprios para o eczema, mas nada era eficaz a longo prazo. Até que, decidi experimentar o Sensiderm e para minha surpresa fez efeito. Felizmente a embalagem é bem grande e agora anda sempre comigo durante o verão para não só prevenir como aliviar estas reacções.
Por fim, mas não menos importante, manchas brancas causadas pelo sol. A minha médica voltou a categorizar este sintoma como dermatite atópica e apenas me recomendou hidratar diariamente a pele e utilizar protecção solar sempre.
Nos primeiros anos, tinha a cara toda às manchas e foi uma grande insegurança, pois para além de parecer um "dálmata invertido", levava muitos meses a desaparecer. Só quando comecei a hidratar regularmente é que a minha tez ficou mais regular, mas mesmo assim no verão começavam a aparecer. Depois de mil e um protectores testados, descobri numa feira a marca ISDIN e a existência de um produto chamado Spot Prevent, focado neste problema em especifico. Desde então que utilizo religiosamente (embora falhe no Inverno, mas quando chega o calor não falho um dia) e já não tenho manchas evidentes.
Quem aqui tem alguma doença atópica? Qual foi a solução para vocês?
Beijinhos,
Joana
Dermatite Atópica: O que sinto? O que utilizo?
by
Joana R.
on
May 02, 2019
Olá pessoal, Hoje trago um tema em que raramente toco por estas bandas e que ainda hoje surpreende muitas pessoas que me conhecem....