Mom's Life - Starter Kit de Amamentação

Hello pessoal,

Agora que já ando nisto da amamentação há mais de 5 meses, achei por bem falar-vos de algo que criei para ter sempre ao pé de mim, uma pequena estação de apoio para amamentação, que trago para vocês em formato de Starter Kit. Não vos venho falar de posições, pegas e técnicas para arrotar... não sou expert no assunto e sinto-me uma sortuda por ter corrido bem logo à primeira. Mas deparei-me com o facto de estar limitada durante algum tempo, inicialmente podia ir até meia hora, no mesmo sítio sem ter acesso a nada, especialmente no período nocturno. Por isso criei um pequeno cesto de apoio com coisas que fui achando necessárias ao longo do tempo. 



- Almofada de amamentação ou muitas almofadas! No meu caso tenho imensas almofadas na cama e suficientes no sofá para estarmos ambos confortáveis durante a amamentação;

- Garrafa com água - nem imaginam a sede que vos dá, por isso tenham sempre à mão ( e aconselho a irem ao wc esvaziar a bexiga antes porque correm o risco de, assim que tiverem aquela coisa fofinha ao colo, sentirem pressão na bexiga e uma urgência urinária);

- Snacks - sejam eles bolachinhas ou frutos secos, algo para petiscar. Nos primeiros tempos pode até acontecer que se esqueçam de comer, seja pelo cansaço ou pelo cuidar do bebé, por isso é importante ter sempre algo à mão para comer;

- Creme para os mamilos - no meu caso comprei o Purelan da Medela (lanolina pura que sai às postas para o dedo) e utilizei apenas durante a primeira semana. Depois os meus mamilos adaptaram-se naturalmente, e o próprio resíduo de leite que fica acaba por hidratar mas pode não ser assim para todas, por isso um creme sempre à mão;

- Discos absorventes - se forem como eu, há dias que têm que trocar mais que uma vez, especialmente após amamentar. Nos primeiros momentos de sucção, entra tudo em acção para que os ductos mamários dilatem e libertem o leite. No meu caso acontece em ambas as mamas, e por vezes sai em jacto, daí ter que trocar.

- Panos ou Fraldas para bolçar - porque os vossos pequenitos após mamar vão arrotar e muitas vezes bolçar, dá sempre jeito ter mais do que um por perto... após secar ficam com aquele cheiro terrível a leite azedo por isso podem fazer stock.

- App para registos - porque estamos na era tecnológica, existe toda uma parafernélia de app's para nos ajudar nesta fase. A privação de sono vai-vos deixar confusas e, a menos que queiram usar relógio, papel e caneta para registar os horários das mamadas, sugiro uma app. Usei em modo trial e acabei por comprar o Feed Baby, que posso registar tudo o relacionado com a mamada, e muito mais (os sonos, os xixis e os cocós, vacinas, etc.). Ou podem simplesmente optar por demanda livre sem horários ou registos :)

Algo que não faz parte mas que poderá ser importante para muitas de vós, bolsas términas que permitam ser refrigeradas ou aquecidas para alívio das dores. Principalmente na subida do leito ou para quem tem tendência a ficar com o peito encaroçado. Existem várias marcas com formato adequado para aplicar no peito, mas se tiverem por casa algo semelhante dá para adaptar.

(a cadeira do Ikea que é maravilhosa, ficamos os dois super confortáveis)

Estes são os bens sem os quais não passo enquanto estou a amamentar o Alexandre. Espero que tenham gostado!

Kiss kiss,
Catarina R.



6 comments:

  1. aprendi coisas que não sabia. deve ser um momento maravilhoso entre a mãe e o filho. :)
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É lindo... mesmo que estejas cansada, chateada ou preocupada, parece que tudo se desvanece e ficam só os 2 num abraço intenso e prolongado :)

      Delete
  2. Um post muito importante paras as mamãs. Agora que brevemente serei uma tia babada, vou partilhar este post com a minha cunhada para ela ir lendo a tua experiência! ♥

    xoxo, Sofia Pinto
    LAST POST ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! É o intuito é mesmo esse, partilhar a minha experiência para ajudar outras mamãs! E falando pela experiência da Joana, acho que vais adorar ser tia!

      Delete
  3. Isto são dicas muito interessantes para quem vai ser mamã :)
    ***

    ReplyDelete